Em razão de suas limitações históricas e culturais a ação educativa tornou-se prejudicada, inicialmente por não se identificar plenamente com a nossa cultura e por ter apresentado pouca preocupação em descobrir soluções para os problemas dos pobres e desvalidos, que são a maioria do nosso povo.
A ação educativa tem sido influenciada por idéias da filosofia liberal, resultando em uma educação individualista, onde se preocupa com o lucro, ascensão social, espírito de competição.
A busca destes novos caminhos deve procurar a superação do modelo educacional vigente. Não se pode mais aceitar uma educação elitista que descreve e reproduz a situação atual do povo brasileiro impedindo transformações na sociedade. Também não podemos nos conformar com a tendência que favorece a imposição da cultura dos poderosos, impedindo maior participação das pessoas e aumentando cada vez mais seu nível de dependência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário